Porto de Mós aposta num cartaz recheado de atividades
área de conteúdos (não partilhada)Com regresso marcado para dia 24 de junho, as Festas de S. Pedro apostam, uma vez mais, num vasto programa de atividades. Das habituais atividades, às novidades que 2023 traz consigo, Porto de Mós pretende diversificar e inovar.
As feiras e exposições, como a exposição Auto, regressam novamente. Com 90 expositores previstos, fala-se da típica exposição artesanal, comercial e industrial. Espera-se vacadas, atividades equestres e o cantinho dos animais que prendem o olhar de quem passa. De volta ao recinto estão os divertimentos, carrosséis e a constante animação de rua, composta por fanfarras, cavaquinhos, marchas e concertinas.
Os prémios D. Fuas arrancam o certame e estão de volta no dia 24 de junho, com o objetivo de permear uma empresa do concelho. Ainda no mesmo dia, regressa à vila o XXXII Festival de Folclore com a participação de 5 grupos de rancho do concelho.
A VI cozinha de demonstração, sob chefia do Chef Samuel Mota, está presente na programação diária do evento, exceto dia 2. Já dia 25, espera-se a tradicional emissão do programa da TVI “Somos Portugal” que vai percorrer o recinto das festas e o Parque Almirante Vítor Crespo. As emissões nacionais não se deixam ficar por aí. Este ano, uma das novidades é, a emissão em direto do programa “Descobrir Porto de Mós”, na Rádio Renascença, presente nos programas “3 da Manhã” e “Turno da Tarde”, a decorrer de 26 a 30 de junho.
Conta-se, ainda, com o Passeio de Ciclomotores e Motociclos Antigos, o 6º Encontro de Clássicos e o XII Torneio de Futebol Infantil Júlio Viegas, dia 25 de junho. No dia 29 de junho, feriado municipal, espera-se a tradicional missa em honra de São Pedro, seguida de procissão.
As marchas populares, regressam às ruas da vila dia 28 e 1 de julho, roubando as atenções de quem anseia pelo momento. O Festival da Natação decorre no dia 1 de julho, nas Piscinas Municipais de Porto de Mós e os Trilhos D. Fuas e o Encontro Nacional de Aeromodelismo, regressam no dia 2 de julho, tal como a missa campal e a procissão de São Pedro.
A acompanhar as atividades que decorrem ao longo do dia, estão os artistas e cantores que vão animar as noites de S. Pedro. O espetáculo pirotécnico encerra as Festas do Município, após o concerto de Nininho Vaz Maia.